quarta-feira, 22 de junho de 2011

Momento de antecipação

Infelizmente sou uma pessoa que vive muito por antecipação, quer positiva ou negativamente. Quando algo desconhecido se avizinha não consigo resistir a tentar antecipar o que pode acontecer. Se o que está previsto pode ter repercussões negativas imagino sempre o pior; se o que está previsto é algo prazeroso imagino sempre o melhor.

Eu sei que não é a melhor forma de encarar as situações até porque acabo por sofrer devido a essa antecipação. Por vezes ando dias a imaginar o pior como se ele já tivesse acontecido e não houvesse nada a fazer. Outras espero tanto do momento que depois, quando ele acontece, sofro porque não corresponde ao imaginado.

Bem tento mudar, aprender a viver um dia de cada vez mas... é-me difícil! 
Quantas vezes sofri por achar que o mundo, o meu mundo, ia acabar para depois perceber que, afinal, só a morte não tem solução? Sou ótima neste aspeto! Mas o alívio que vem depois compensa a dor sentida antes e faz-me esquecê-la quase de imediato. Afinal o mundo não acabou e eu volto a erguer-me a seguir o meu caminho.
Quantas vezes me deleitei com as possíveis hipóteses, cada uma melhor que a outra, para depois perceber que não chega eu desejar, é preciso que as circunstâncias que me rodeiam o permitem. Desanimo, deprimo, e percebo que a imaginação foi longe demais. Recolho-me, escondo no silêncio a deceção e sigo o meu caminho.

No entanto, gosto do momento em que vivo antecipadamente o prazer que julgo estar prestes a acontecer. É nele que está a minha verdadeira satisfação: na preparação do momento futuro. Como ainda não sei até onde me vai levar a realidade todas as teorias hedonistas são possíveis e preparo-me para elas.

Um exemplo prático é quando vou uma festa/convívio que há muito desejo ir. Dispenso tempo para me preparar porque quero estar no meu melhor, aproveitar sem receios e porque, quem sabe?, posso encontrar o meu príncipe encantado. Não quero ter preocupações secundárias a ocupar-me a mente (chegam as primárias em que terei de perceber se a pessoa é sincera, de confiança, e respeitadora). Não vou à procura de sexo mas se a situação levar a ele quero ter as condições necessárias para que possa deixar acontecer: a depilação feita, o corpo hidratado, a lingerie certa, o perfume inebriante...

Esse momento de antecipação/preparação é especial e vivido interiormente com muita emoção (primeiro porque o "grande momento" ainda vai acontecer; segundo porque posso sempre desistir caso decida que não estou preparada para ele). Faz-me acreditar que estou a controlar o futuro, a minimizar os riscos e aumentar a probabilidade de sucesso mas... no fim do "grande momento", quando a festa/convívio acaba a velha questão volta sempre: Para quê tanta dedicação ao momento? 

O futuro já aconteceu, é passado, e não foi por antecipá-lo que me satisfez! Mas venha o próximo que... enquanto dura acredito que posso ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário