domingo, 12 de junho de 2011

Namaste

Namaste é usado no Sul da Ásia como forma de cumprimento, saudação e despedida. Significa, literalmente, "curvo-me perante ti" e, quando é dito a outra pessoa, é normalmente acompanhado de uma ligeira vénia e feita com as palmas das mãos tocando-se e os dedos apontados para cima junto ao peito. Quando se pretende demonstrar profundo respeito pode-se colocar as mãos em frente à testa. Namaste é utilizado no Ioga como forma do aluno saudar o instrutor mas também significa "sou o seu humilde criado".

Aprendi muito recentemente esta palavra/gesto mas, pelo seu significado, logo a associei a uma relação de Dominação/submissão. Não só por permitir que eu, através de uma só palavra ou gesto, possa demonstrar a minha submissão mas também porque a resposta é dada da mesma forma. Eu saúdo o outro com o mesmo respeito que o outro me saudará. 

O respeito é um sentimento que me faz tratar alguém com especial atenção, consideração e por vezes reverência. Senti-lo permite-me obedecer e submeter mais facilmente porque aumenta a minha confiança no outro. 
Respeitar é aceitar as diferenças e assumir as semelhanças que me unem ao outro. Como sentimento que é não pode ser exigido mas sim conquistado através de ações, atitudes ou simples gestos. É reconhecer o valor do outro, a sua importância no meu crescimento e o contributo para a minha própria valorização.

Numa relação D/s os intervenientes agem de forma diferente, um domina e outro submete-se, mas são igualmente fundamentais para a mesma. Um não existe sem o outro, complementam-se.

Se ao respeito mútuo e à confiança juntar Amor tenho todas as condições necessárias para uma entrega "total", corpo e mente, pois a minha segurança está garantida.

Espero ter a possibilidade de, em breve, saudar desta forma aquele a quem eu me decida entregar com todo o respeito: Namaste.

Sem comentários:

Enviar um comentário