segunda-feira, 4 de julho de 2011

Respeito

"Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento." - Simone de Beauvoir

Sempre tentei respeitar os outros, aceitando as diferenças, não prejudicando e muitas vezes me coloquei no lugar do outro para entender o seu ponto de vista. Nunca tentei impor as minhas ideias, as minhas teorias e nunca dei como unicamente certa a minha forma de ver o mundo. Sempre respeitei a família, os amigos, os superiores hierárquicos, os professores, os vizinhos, os que me servem, etc. Trato sempre os outros como gostaria de ser tratada, com simpatia, educação e amabilidade.

Mas não posso dizer que sempre me tratei com respeito, porque me preocupo mais com os outros do que comigo ou simplesmente porque nem sempre me acho merecedora desse sentimento. Muitas vezes ignorei a minha vontade ou necessidade apenas para respeitar o desejo dos outros. Aprendi a adaptar-me aos outros, tentado corresponder às expectativas e dessa forma reprimi quem sou e limitei os meus desejos. Talvez por isso nunca me tenha sentido verdadeiramente feliz. Tenho momentos felizes mas não passam disso mesmo: breves momentos.

Não posso tolerar quem não me respeita, quem abusa da minha confiança e quem não se preocupa com o meu bem-estar. Quem não aceita as minhas diferenças, não é capaz de se pôr no meu lugar, quem encara que ceder é sinal de fraqueza não me interessa. Quem tenta me impor ideias e comportamentos que não são os meus não é meu amigo. É da minha responsabilidade manter ou afastar pessoas que não me respeitam.

Eu quero percorrer um novo caminho mas preciso de me sentir respeitada para ter a confiança necessária para o fazer. A vontade não é suficiente para dar os passos necessários. Preciso de ser tratada com atenção, consideração e estima. Preciso de sentir reverência para me submeter e obedecer. É-me exigido que abdique dos meus poderes, das minhas vontades e necessidades e só o posso fazer se me sentir segura, confiante e respeitada.

Se o amor incondicional é a finalidade da minha existência, o respeito é um requisito primordial.


Sem comentários:

Enviar um comentário