segunda-feira, 26 de março de 2012

Como terminar relações?

Tenho evitado escrever sobre este tema, pois temo que leve a mal entendidos, mas tenho andado a pensar (sim, tenho demasiado tempo livre) se quando uma relação termina, tudo o que a constituía, termina também? Isto é, é possível ficarmos amigos ou...para que a amizade de facto "reapareça" é preciso dar tempo e espaço? 

Com o fim da relação parece que é impossível manter o diálogo, tudo dá azo a mal entendidos e pequenas "provocações" que sempre fizeram parte da relação...de repente....BOOM! dão logo azo a troca e palavras mais agressivas, alguma insultuosas e outras ainda com o intuito de magoar diretamente o outro!

Já não falo nas mensagens privadas nas trocas de mails a quem mais ninguém tem acesso, além dos intervenientes, mas...nas picardias feitas à descarada e com o conhecimento de toda a comunidade.

Para mim é normal que quando uma relação termina, seja ela de que espécie for (amorosa, profissional, amizade, condóminos...) há sempre algum ressentimento. Invisto na relação, entrego nela o que de melhor tenho, espero que vá longe e que dure muito tempo, e, de repente, chega ao fim. Sinto-me triste por não ter resultado e por vezes, no imediato, essa tristeza vira mágoa e agressividade! Deixo de falar com a pessoa, duvido de quase tudo o que diz e...o respeito que antes sentia...vira quase despeito.

Mas na verdade é a mágoa, é a dor da perda que me torna assim, fria e calculista. Mas...sou-o diretamente com a pessoa em questão. Não ando a espalhar o meu ressentimento pelos outros, guardo-o bem guardado no meu coração, até porque sei que um dia vai passar. O que me uniu a essa pessoa não desapareceu, a menos que o motivo de desentendimento tenha sido demasiado grave, e, mais cedo ou mais tarde, caio em mim e percebo como fui ridícula.

Às vezes até tento manter uma relação aparentemente normal, não pensar demasiado no assunto, no corte ou diminuição da relação, e com isso esperar que possamos no mínimo manter um relacionamento civilizado! O problema talvez esteja na minha forma de humor, na minha forma de me exprimir, talvez se estivesse calada não induzisse a mal entendidos! Mas sou assim, um bocadinho imprevisível! E onde acho que estou a ser engraçada...para o outro estou a ser agressiva e com isso perco hipótese de me explicar.

Normalmente quando percebo que uma relação não funciona...afasto-me! Mas...quando ainda sinto afeto e carinho pela pessoa é mais difícil. "Aquela" relação não funciona mas...pode funcionar outro tipo de relação. Por exemplo: determinada relação profissional pode não resultar mas...pode transformar-se numa relação de amizade.

Não sei! Estou baralhada! Não sei até que ponto vale a pena investir nas pessoas quando determinada relação não funcionou. Devo continuar a afastar-me, e com isso perder tudo o que de bom obtive, esquecer os momentos felizes, ou...devo insistir em esquecer as partes más e investir em descobrir mais coisas boas sobre essa pessoa?

Devo ou não, dar segundas oportunidades às mesmas pessoas? Sei que às vezes resultam e outras...fracassam mas...sou humana e não sei viver sem ser rodeada de outros seres humanos... Se nunca der segundas oportunidades...um dia serei como um único ser vivo no planeta!

Não, não quero um planeta só para mim! 

2 comentários:

  1. provavelmente será mais saudável dares primeiras oportunidades...
    ou seja, abrires-te a novos mundos..
    o passado não volta mais...

    ResponderEliminar
  2. Dom Zick,

    Mas uma relação entre duas pessoas pode não resultar de uma determinada forma, com uma função pré-estabelecida, mas funcionar de outra forma, não?

    Lembro-me de uma professora de História que tive que odiava nas aulas mas...fora delas era uma excelente pessoa até nos levava a lanchar! Ela mudava de personalidade conforme dentro ou fora da sala de aulas! Neste caso fiz bem em dar-lhe uma segunda oportunidade. Chumbei na mesma mas no café divertia-me com ela e aprendi algumas coisas!

    ResponderEliminar