domingo, 25 de março de 2012

Memória vs Futuro

E porque hoje é Domingo e dormi poucas horas, o meu cérebro está um "bocadinho bloqueado" e o assunto para o post de hoje...ainda não me veio ao pensamento. Talvez precise de exercitar a memória para falar sobre o presente ou o futuro.

Por isso para já deixo um estudo, que achei interessante da primeira vez que o li, e ainda hoje faz todo o sentido. Aqui vai:

"Como seu cérebro usa o passado para melhorar o futuro

Nós tendemos a pensar a memória como uma forma de revisitar as experiências passadas: um período de férias, uma decisão sobre um mau negócio ou onde você teria colocado as chaves do carro. Estudos de neuroimagem identificaram as partes do cérebro que são ativadas ao recuperar informações a partir de experiências do passado. Estas regiões incluem os lobos pré-frontal e temporal medial, bem como regiões mais posteriores do córtex.

Mas estudos recentes encontraram uma notável sobreposição entre estas áreas e regiões do cérebro que são ativados quando você pensa sobre o futuro.

A sobreposição é tão impressionante que alguns pesquisadores do cérebro estão argumentando a favor de uma revisão substancial da forma como pensamos sobre a memória. Segundo os cientistas, circuitos de memória do cérebro não são meramente para refletir sobre o passado, mas também são mecanismos vitais para a imaginação, antecipação e preparação para o futuro.

Nessa nova visão, o cérebro é um sistema pró-ativo, que integra a experiência anterior para ajudá-lo a navegar no futuro.

Ser capaz de prever cenários futuros ajuda a promover o planejamento estratégico e resistir às recompensas imediatas em favor de ganhos de longo prazo. O cérebro proativo flexível recombina detalhes das experiências passadas que, por analogia com o ambiente atual, ajuda a compreender o sentido de onde você está, a antecipar o que virá a seguir, e a navegar com sucesso a transição.

Embora cada um de nós nasça com um cérebro proativo, é possível melhorar o seu desempenho. Aqui estão algumas dicas:

Dê ao seu cérebro um banco de ricas experiências de vida. Exponha-se a diversos ambientes e situações. Aumentar a amplitude de suas experiências fornece informações ricas para o seu cérebro desenhar e antecipar novas situações.

Pegue emprestado as experiências dos outros através de conversas, leituras ou qualquer outra forma de interação.

Pense no que você quer do futuro. Reserve um tempo para refletir sobre os valores individuais e de grupo. Tanto imediatos, como os valores futuros. Isto ajudará a orientar o seu cérebro, uma vez que prever cenários futuros é essencial para você alcançar seus objetivos.

Ativamente pondere futuras recompensas ou realizações. Enfatize e pense detalhadamente sobre os resultados em longo prazo. Isso reduz a tentação da gratificação instantânea.

Conceda-se períodos de pensamento relativamente ininterruptos durante o qual você deixa sua mente divagar. Fazendo isso, você dá ao sistema de memória do cérebro tempo extra para recombinar as suas experiências anteriores nas maneiras que podem ajudá-lo a vislumbrar as possibilidades futuras."

Fonte: Jeff Brown and Mark Fenske. How Your Brain Connects the Future to the Past. 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário