sábado, 28 de abril de 2012

Como tratar um ex-Dono?

Sábado e acordei cedo, o sol brilha lá fora, a dor de dentes quase impercetível e eu com tanto para fazer!
 
Ontem à noite, em conversa, surgiu uma dúvida: como tratar um ex-Dono? Durante muito tempo, enquanto a relação durou, aprendi a tratá-lo por "meu Dono" quando falava sobre ele e por "Senhor" quando falava diretamente com ele. 
 
Quando a relação terminou, durante algum tempo, ainda o tratava dessa forma quando falava sobre ele e percebi, pelos olhares e sorrisos dos outros, que já não o devia fazer. Tive de desaprender a tratá-lo dessa maneira e comecei a usar a mesma forma que os outros.

Quando falo diretamente com ele ainda o trato por Senhor e penso que, por muito tempo que passe, será sempre assim que o tratarei. Mesmo que um dia venha a pertencer a outro dono...este, que foi o meu primeiro, não perderá essa forma de tratamento.

Ontem então surgiu a dúvida: será que falto ao respeito ao tratá-lo da mesma forma que os outros? Deveria eu demonstrar mais respeito e tratá-lo de maneira diferente? Se sim...como tratá-lo então? Senhor Z? Mestre Z? Não seria um pouco incorreto da minha parte? Não estaria a criar a ilusão de que, de alguma forma, ainda algo nos une? Como deve afinal uma sub tratar o ex-Dono?
 
Eu não creio que de alguma forma esteja a faltar ao respeito. Ele trata-me como sempre me tratou e, se no início não gostava muito, hoje entendo essas formas de tratamento como demonstrações de carinho. 
 
Acho que o respeito nada tem a ver com a forma de tratamento, trato os meus pais e avós por "tu" e se há quem respeite são eles! O contrário também se aplica, já tratei algumas, poucas, pessoas por senhor/a e às quais não tinha qualquer respeito, era mais por obrigação, por imposição...porque o respeito conquista-se, tem de ser merecido. 

5 comentários:

  1. Não é fácil opinar acerca deste tema, ainda mais quando não estou dentro da relação que poderá ter existido embora possa ter experiências similares. Imagino que, no fim, a forma de tratamento será provavelmente do modo como o teu próprio corpo peça,do modo como a tua mente esteja a sentir-o. este tipo de questões levam um caminho paralelo ao tipo de relacionamento entre eu e a minha ex-. Realmente se faz muito difícil , é certamente difícil.
    Imagino que nos primórdios da quebra na relação a proximidade irá definir um enquadramento mais próximo ao "Senhor", mas o tempo irá situando as coisas no termo certo... quando não existir qualquer retorno, qualquer possibilidade de regresso à situações anteriores, a mente irá afastando a ideia do conceito "Senhor", até desaparecer... Desculpa este texto, mas... não é nada fácil . Bom fim de semana , esperemos que melhor dos dentes......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o tema não é fácil! Não me estou a ver a tratá-lo diretamente por outra palavra que não Senhor mas...ao falar dele a terceiros...acho inapropriado! Não creio que esteja a faltar ao respeito...simplesmente ajuda a que todos percebam que o laço que nos unia...já não existe!

      Esta é a ideia que pretendo passar mas...no fundo, no fundo...também é a ideia que quero passar a mim mesma!

      Obrigada mais uma vez pelo apoio e pelo comentário.

      Eliminar
  2. apesar de estares "livre" podes continuar a sentir o ex-Dom como "o Senhor".
    mas nada te obriga a que o trates assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DZ,

      Eu sei que nada me obriga mas também nada me proíbe de o fazer! Sempre o tratei assim e já estou tão habituada que me sai naturalmente!

      Eliminar
  3. Outra resposta recebida por mensagem no fet, de um Dominador que conheço pessoalmente:

    "Na realidade, não há uma maneira de tratar um ex-Dono.
    Há subs que por tratarem todos os Dons por Senhor, continuam a tratá-lo assim.
    Outras, talvez por necessidade de se demarcarem dele, experimentam tratar por tu.
    Não há uma fórmula correta, há aquilo que a sensibilidade diz.
    O nick parece-me bem, nada tem de desrespeitoso. Se todos os ex-Donos fossem tratados pelo seu nick já não era nada mau :)"

    ResponderEliminar