sexta-feira, 27 de abril de 2012

Teimosia e dor de dentes

E porque hoje é sexta...espero terminar a semana melhor do que iniciei! O português tem fama de deixar tudo para a última e eu...como boa portuguesa que sou...fiz igual!

Há já uns dias que tenho tido uma "dorzinha de dentes" mas...foi preciso deixar chegar a ser uma dor enorme e insuportável para me decidir a falar com a dentista. Também o facto de ela ter o consultório em Braga e eu morar no Porto...não ajudou a que lá fosse antes. Mas depois de uns dias e noites de pesadelo, onde só faltou bater com a cabeça nas paredes...lá me decidi e liguei-lhe para marcar consulta!

Depois de explicar os sintomas...que já iniciaram em Dezembro...recomendou o tratamento e só depois a consulta! Antibiótico, anti-inflamatório mais um elixir e uma pasta de dentes especial! Não se pode ter doenças em Portugal, muito menos quando estamos desempregados e...há que pedir dinheiro aos pais! Odeio tê-lo que fazer mas...depois de tudo o que já havia tentado e experimentado para aliviar a dor não resultar...teve de ser! Mais uma vez...é coma família que posso contar. 

Daqui a quinze dias...mais uma humilhação...quando for pedir dinheiro para a consulta no dentista! Mas pronto...sub que é sub...não é menos humilhante que ter de pedir ao Dono, quando o temos, autorização para quase tudo!

Vamos lá ver se a medicação faz efeito porque...amanhã há o encontro em Aveiro e eu gostava de ir! À custa da minha teimosia já tive de cancelar algumas saídas esta semana e não queria...perder o encontro.

Agora só me resta esperar e desejar o momento em que me aperceba da ausência da dor! Sim, não sou masoquista ou teria tido uma semana excelente! 

Mas quem define muito bem esta história de dor, não-dor e ausência de dor...é a Hannah Arendt, in " A Condição Humana":
“Normalmente, a ausência de dor é apenas a condição física necessária para que o indivíduo sinta o mundo; somente quando o corpo não está irritado, e devido à irritação voltado para dentro de si mesmo, podem os sentidos do corpo funcionar normalmente e receber o que lhes é oferecido. A ausência de dor geralmente só é «sentida» no breve intervalo entre a dor e a não-dor; mas a sensação que corresponde ao conceito de felicidade do sensualista é a libertação da dor, e não a sua ausência. A intensidade de tal sensação é indubitável; na verdade, só a sensação da própria dor pode igualá-la.”

Agora só resta esperar que a dor desapareça para poder voltar aqui e escrever...o que andei a pensar ontem....

4 comentários:

  1. Bom.... a dor de dentes é mesmo chata sempre... Apanhas a linha do metro de Gaia, desces no pólo universitário e tens a oportunidade de consultas e diagnósticos muito baratos, mesmo baratos. Eu não acreditava e pensei que era riscado, mas nem por isso.
    Do resto, só cabe esperar e poder ler os teus textos, sempre profundos e intimos, sempre bons... Boa srte e as melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José,

      Sim, a dor de dentes é a pior que conheço!!! Tenho conhecimento dessas consultas que penso que são na Faculdade de Medicina Dentária. Já lá andei em miúda e não posso reclamar dos serviços efetuados. Mas pelo que me disseram só aceitam "cobaias" no início dos anos letivos.

      Obrigada pelos elogios à minha escrita e pelas melhoras.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não é ai... já falamos... e nem por isso o trato é de cobaias como dissem.

      Eliminar
    3. José,

      Falei em "cobaias" porque na escola é mais ou menos isso que somos, servimos para os alunos porem prática os seus conhecimentos, mas também disse que não reclamava dos serviço!!!!

      Depois então, há-de me explicar melhor onde são esses sítios baratinhos!

      De qualquer forma posso dizer que...estou muito melhor! Embora a consulta tenha sido por telefone...a dentista acertou!

      Obrigada pelo apoio!

      Eliminar